Entrar em contato no WhatsApp
backtop

O que é degravação e como ela torna a análise do advogado mais prática

  • O que é degravação e como ela torna a análise do advogado mais prática

    A degravação é a passagem do conteúdo falado, contido em áudios e vídeos, para texto. Diferentemente da transcrição acadêmica, as falas são passadas na íntegra, sem alteração em como e o que foi dito.

    As mídias mais comuns para degravação são audiências, depoimentos, escutas telefônicas, gravações de reuniões presenciais, conversas pessoais, áudios de Whatsapp. Ou seja, conteúdos que podem ser utilizados futuramente em algum processo ou litígio.

    Independente da mídia, do assunto ou natureza do processo, é necessário que tudo o que foi falado na gravação esteja 100% na íntegra no texto. Dessa forma, pode-se dizer que a degravação tem extrema acurácia.

    Usos da degravação

    Durante 7 anos de experiência, conversamos com vários clientes para entender qual o uso fazem dos seus documentos transcritos. Assim, podemos dividir em 2 usos: o cliente final e o advogado.

    Sabemos que o cliente final, na grande maioria das vezes, utiliza o documento como prova em seu processo, visto que a degravação possui valor legal. Já o advogado, por sua vez, além da composição da prova, faz outros usos, como facilitar a reunião com o cliente, extrair trechos para estudo e construção do relatório de um caso, audiências de instrução, entre outros.

    A degravação têm fundamental importância em diversas áreas do direito, sobretudo dentro do direito criminal, empresarial, trabalhista e eleitoral. Encontrar o conteúdo relevante ao processo diante de centenas de horas de áudio é uma tarefa improdutiva quando não realizada por um especialista.

    Posso apresentar a degravação como prova em meu processo?

    Sim, você pode, pois o documento tem valor legal. No entanto, a pessoa mais indicada para te auxiliar em assuntos relacionados ao processo é o seu advogado. Consulte-o sempre que tiver dúvida. Usualmente, caso seja uma prova principal, é recomendado que, após a degravação pronta, também seja elaborada uma ata notarial em um cartório de notas. Isso fará com que o documento tenha também fé pública, pois o tabelião vai conferir o conteúdo e dar fé de que tudo que está escrito, foi dito de fato no áudio.

    Sou advogado, como a degravação facilita meu trabalho?

    Ao gravar depoimentos para reunir provas em um processo, o advogado tem uma opção prática e eficaz de garantir êxito perante o tribunal: a degravação de áudio em texto. Confira os pontos principais para a solicitação desse serviço:

    Praticidade 

    – Contratação do modelo ideal de degravação de áudio: ipsis litteris – transcrição na íntegra do seu áudio.

    – Conteúdo de áudio em texto em apenas algumas horas.

    – O serviço de degravação de áudio pode ser contratado via on-line, de qualquer parte do país.

    – O advogado não precisa se preocupar com mais nada, além de receber o documento pronto.

    – Análise: o juiz leva menos tempo ao ler um depoimentos do que ouvir, e o advogado tem a opção de marcar partes relevantes no material.

    – Consulta: existe a marcação de tempo ao final de cada fala da gravação. Dessa forma, fica fácil consultar na mídia original onde aquilo foi dito.

    Eficácia 

    – A degravação de áudio em texto contém pontos-chaves decisivos para responsabilizar ou inocentar um réu.

    – Nível de acuidade de uma degravação de áudio é importante para o êxito do processo.

    – Mesmo com baixa qualidade do áudio, o grau de assertividade na degravação de áudio é elevado.

    – Estagiário X Audiotext: são, em média, 20 minutos degravados por dia de um estagiário, contra mais de 1.000 minutos por dia entregues pela empresa, por meio de transcritores especializados.

    Com a degravação de áudio, o advogado tem provas suficientes para que o resultado final de um processo seja um sucesso. É só ver no jornal: quantas respostas surgiram na Operação Lava Jato ou na prisão da médica do Hospital Evangélico de Curitiba, por meio de depoimentos degravados? Confira outra matéria sobre a prisão da médica, aqui

    Para que um advogado trabalhe livremente em seus processos, a degravação de áudio é um eficiente modelo de prova. Seja ela feita a partir de um depoimento, escutas telefônicas, entre outros meios. A Audiotext é especializada em degravação de áudio para o setor jurídico e, principalmente, em contribuir com a vida de advogados de todo o Brasil. Entre em contato.

    Conheça mais sobre degravação com a Audiotext no vídeo abaixo

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!