backtop

Acuidade: para um bom transcritor, meia palavra basta.

  • Acuidade: para um bom transcritor, meia palavra basta.

    Transcrição de Áudio,

    Definição de acuidade: substantivo feminino que nomeia aquilo que é agudo, que termina em ponta; aquilo que é pontiagudo. No sentido figurado, tem o sentido de agudeza de percepção, que é habilidoso, perspicaz. Opa, “péra aí”: agora estou conseguindo relacionar isso à transcrição de áudio. Quer dizer então que acuidade tem a ver com a assertividade das palavras transcritas? Elementar, meu caro Watson!

    A acuidade é uma habilidade do profissional que trabalha na Audiotext, e que deve ser levada em conta sempre que alguém for fechar um contrato de prestação de serviço. Afinal, é essa expertise que proporciona intensidade de percepção ou, de uma maneira bastante informal, garante o menor número de erros possíveis numa passagem de áudio para texto.

    Quem não se lembra do caso (2013) da médica Virgínia Soares de Souza, suspeita de antecipar mortes de pacientes na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba (PR)? No início do inquérito, a transcrição trazia a frase “cabeça tranquila para assassinar”, mas o verbo usado pela médica foi “raciocinar”. Eu, hein! Ver matéria > http://bit.ly/2asvNqf

    Ao transcritor, cabe o extremo cuidado de alcançar, no mínimo, 90% de acuidade em um material transcrito, levando-se em conta o trabalho de conversão e o de revisão. E não somente para áudios limpos e sem ruídos, mas também àqueles de qualificação baixa. Para as empresas de transcrição, o índice de acuidade dos materiais é calculado de acordo com alguns tópicos:

    Linha com erro: é a linha em que houve, pelo menos, um trecho ininteligível.

    Linha sem erros: é a linha em que não houve trecho ininteligível.

    Total de linhas: é o total de linhas de uma página.

    Trecho ininteligível: partes do áudio em que o transcritor fica impossibilitado de compreender o que foi dito.

    E se para um transcritor, me… pala… ba…, ou seja, ele já é preparado para garantir a qualidade do material em texto, a dica que nós damos é a empresa certa para isso: a Audiotext. Afinal, quem tem boca “vaia” Roma. Ops, culpa da acuidade. XD

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
* - campos obrigatórios ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!