Entrar em contato no WhatsApp
backtop
  • Softwares de transcrição

    Softwares de Transcrição de Áudio

    Olá, pessoal!

    Hoje é dia de mais um post do Trabalho com fone, mas não sou DJ! Yeah \o/

    Assim como o seu amigo que fala demais e é viciado em Netflix, eu já dei um spoiler no último post sobre o assunto deste: softwares de transcrição de áudio em texto. Existem inúmeros softwares disponíveis por aí, mas focaremos nos dois mais populares: o InqScribe e o ExpressScribe.

    Softwares de Transcrição – InqScribe

     O InqScribe é um dos softwares de transcrição mais famosos para converter áudio em texto. Ele é um programa leve, com design simples mas intuitivo. Possui opções comuns, como definir atalhos de teclado e configurar fonte e texto, mas não muito mais que isso. Seu maior ponto forte, que é sua simplicidade, também é o único grande ponto negativo. Caso necessite de configurações mais avançadas, ou melhor manipulação do áudio, talvez esse não seja o programa para você. Porém, caso seja iniciante ou busque entrar no mundo mágico e fantástico da transcrição de áudio, não vejo opção melhor!

    O InqScribe pode ser baixado no site oficial (https://www.inqscribe.com/download.html), onde é possível escolher entre a versão gratuita e paga. A versão paga oferece poucos recursos a mais que a gratuita, como a opção de salvar sua transcrição no próprio software, exportar seu arquivo para vários formatos, criar vídeos QuickTime com legendas, dentre outros. Definitivamente nada que atrapalhe um iniciante.

    Software-de-transcrição-inqscribe
    imagem-de-tela-Software-de-transcrição-inqscribe

     

    Softwares de Transcrição – Express Scribe

    Por outro lado, temos o Express Scribe. Também um dos mais famosos softwares de transcrição de áudio em texto, ele é menos leve que o anterior, porém não muito. Possui um design menos clean e menos intuitivo que o Inq, com muitos botões e opções saltando aos olhos, fato que pode assustar no início. Ao invés de apenas a linha do tempo do áudio/vídeo, alguns botões e o espaço para escrever, o Express tem um interessante sistema próprio de organização das suas transcrições de áudio, no qual é possível até mesmo encaminhar transcrições de um programa para outro, via e-mail, rede interna (LAN), e servidores FTP. Dentre suas opções mais avançadas, talvez a mais popular seja a manipulação da qualidade do áudio, a qual pode ser realizada por filtros de frequência e um compressor digital. Ou seja, no dia a dia é o programa mais utilizado para tentar melhorar a qualidade de um áudio ruim.

    O Express Scribe pode ser baixado no site oficial (http://www.nch.com.au/scribe/) gratuitamente, porém apenas por 30 dias. Após esse prazo, o programa não abre a não ser que você o compre. Definitivamente um ponto negativo. Contudo, um grande ponto positivo é que ele aceita um número bem maior de formatos de arquivo quando comparado ao Inq, lendo até mesmo mídias em CD.

    oftware-de-transcrição-express-scribe
    imagem-de-tela-Software-de-transcrição-express-scribe

    Conclusão

    Ambos os softwares são apenas em inglês! Entretanto, se você arranhar um inglês embromation, já é possível utiliza-los com facilidade.

     “Tá, eu li tudo isso e ainda não entendi qual devo baixar, ó guru da transcrição de áudio”. Sem problemas. Podemos resumir assim: baixe o InqScribe caso esteja iniciando nas transcrições de áudio em texto e não procura muitas opções. Ou baixe o Express Scribe se já possuir alguma experiência, se sentir confiante, ou apenas já desejar uma experiência mais avançada, com mais alternativas.

     Curtiu, não curtiu, tem dúvidas, se interessou? Fale com a gente! Nos dê um like no Facebook da Audiotext!, comente, reclame. Ou ligue, mande um e-mail, solicite um orçamento, pombo correio. A gente não morde ;).

    Abraços, e até o próximo post!

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!