backtop

O que é a dupla cidadania?

  • O que é a dupla cidadania?

    Dicas Profissionais,

    Blog 05

    Cidadania múltipla é um status em que uma pessoa possui nacionalidade em dois ou mais países. É mais conhecida por dupla cidadania ou dupla nacionalidade, pois é muito mais comum que uma pessoa seja cidadã em apenas dois países.

    Toda pessoa possui a condição de cidadão jus solo, garantida pelo país nascido. Entretanto, descendentes de estrangeiros podem solicitar a cidadania jus sanguini, concedida através do laço de sangue. A Itália, por exemplo, estende a solicitação até trinetos de cidadãos italianos, desde que venham da linhagem paterna.

    Vantagens de um passaporte europeu

    Devido à intensa imigração europeia para o Brasil, é bastante comum que as duplas cidadanias se deem para esses países. A grande vantagem é que ter um passaporte da União Europeia permite que você viaje para mais de 15 países sem burocracia de visto.

    O benefício também se estende à diversas áreas: é possível residir, estudar e trabalhar no país sem qualquer entrave. Outro ponto é que com um passaporte da UE, entrar em países como Estados Unidos e Japão se torna muito mais fácil.

    Processo

    O maior entrave para realizar o processo se dá na burocracia. A documentação varia de acordo com o país desejado, mas é sempre extensa e muitas vezes precisa ser traduzida para a língua estrangeira.

    Não é incomum que a solicitação demore anos para ser avaliada e finalmente concedida ao requerinte. Por isso, muitas pessoas preferem arriscar viajar para o país no qual desejam obter cidadania e realizar todos os trâmites por lá. O processo torna-se muito mais rápido, mas há todo o custo com a viagem.

    Vale a pena?

    Depende de cada pessoa. Se você tem vontade de ir para o exterior em algum momento, dar entrada nesse processo poderá facilitar sua vida. Mas é sempre bom atentar para a espera em receber a confirmação da dupla cidadania.

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: e-mails Hotmail e Outlook filtram as mensagens para Spam. Coloque o e-mail falecom@audiotext.com.br em sua lista de contatos e caso não receba o orçamento na caixa de entrada, verifique a caixa de Spam.