backtop

Já pensou se seu currículo não está errado?

  • Já pensou se seu currículo não está errado?

    Ao procurar uma vaga de trabalho, a primeira coisa que vem em mente é elaborar um bom currículo. Mas com tantas informações, fica complicado filtrar o que precisa ser colocado no papel e o que pode ser esquecido. Outro fator é que mesmo que você seja um excelente profissional, alguns detalhes na hora de elaborar o documento podem comprometer sua contratação. Confira alguns erros cometidos e aprenda a evitá-los:

    1) Mentir idioma e experiência: essa é clássica. Colocar qualquer informação que não condiza com as suas habilidades é muito mal visto por recrutadores. Não diga que você tem nível fluente em inglês, quando mal sabe compreender uma frase simples.

    2) Limitar o objetivo de carreira: não é um problema, mas torna-se prejudicial pela especificidade. O recrutador pode deixar de convocar para uma vaga, pois você demonstra não ter interesse. Sempre coloque uma área como objetivo, e não uma função.

    3) Pecar para mais ou para menos: nem muita informação, nem pouca. É importante filtrar sua experiência de acordo com seus objetivos profissionais, mostrando sempre fatores de destaque dentro da sua trajetória profissional.

    4) Colocar muitos dados pessoais: CPF? RG? CNH? Não precisa disso. Esses dados só são necessários no momento da contratação. Foto? Só precisa colocar caso seja solicitado pela empresa.

    5) Errar na tradução: além de mostrar falta de domínio do idioma traduzido, mostra falta de capricho na elaboração do currículo. Procure ter certeza do que está escrevendo e evite frases muito simplistas.

    6) Errar no português: é pior do que errar a tradução! Não dominar sua língua-mãe causa péssima impressão nos recrutadores. Revise seu currículo antes de enviar e procure também por possíveis erros de digitação.

    7) Anexos desnecessários: acredite, o RH não está interessado na sua vida pessoal. Não adicione informações que não contribuem para seu perfil profissional, como, por exemplo, sua vida em família. Valorize atividades extracurriculares que demonstrem seu perfil corporativo, como uma luta marcial, que exige foco e disciplina.

    8) Não esqueça de atualizar: nada pior do que esquecer uma informação importante, certo? Por isso tenha certeza de que seu currículo contém todos os dados relevantes para a área e deixe sempre as experiências mais recentes por primeiro.

    9) Poluição visual: nada de misturar negrito, itálico e cores diferentes no texto. Faça um currículo limpo, com uma fonte legível e sem firulas. As exceções são pessoas de áreas artísticas, e normalmente o currículo delas já vem acompanhado de um portfólio.

    10) Linguagem rebuscada: não queira utilizar o português arcaico para impressionar o recrutador. Isso demonstra arrogância e pode ser ainda pior caso você erre o significado de alguma palavra. Seja simples.

    Gostou das dicas! Deixe seu comentário abaixo e boa entrevista!

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
* - campos obrigatórios ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!