Entrar em contato no WhatsApp
backtop

Ergonomia: saúde e produtividade – Noindex

  • Ergonomia: saúde e produtividade – Noindex

    Hello guys!

    Chegou mais um post da coluna sobre transcrição de áudio em texto mais querida do Brasil-il-il-il, a… rufem os tambores…  Trabalho com fone, mas não sou DJ! *palmas, muitas palmas*

    Como gosto muito dos meus queridos leitores e me preocupo com vocês, o post de hoje será sobre um assunto muito importante, e frequentemente ignorado: ergonomia no ambiente de trabalho. “Mas, por que isso é importante?”. Cito aqui o simpático Dr. Dráuzio Varella: “o corpo humano é uma máquina construída para o movimento. Não fosse assim, para que tantos ossos, músculos e articulações?”. Ou seja, não fomos feitos para ficarmos parados, sentados em frente ao computador durante 8 horas diárias. E vocês sabem que longas horas para transcrever áudio em  texto fazem parte do nosso cotidiano de trabalho. Sendo assim, darei algumas sugestões para ajudar o seu corpitcho a evitar lesões.

    ergonomia

    Ergonomia, como definida pela IEA (Associação Internacional de Ergonomia), é uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Ela se divide em ergonomia física, cognitiva e organizacional. Nos interessa a física, que visa o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, além de distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, etc. Portanto, foca-se basicamente em como trabalhar de maneira saudável e produtiva.

    Agora, quais os passos para um ambiente de trabalho saudável? Além das obviedades do senso comum, cabe destacar dois itens principais: a postura em frente ao computador e a cadeira utilizada. Ambos, somados ao longo tempo sentado, são fatores preponderantes na causa de dores. A ação de sentar de forma demorada causa compressão da coluna, tensão muscular no pescoço e nuca, enrijecimento das articulações, má circulação, pressão na região renal, dentre outras coisas, podendo desencadear situações ainda mais sérias.

    r2

    Comecemos, então, pela postura. Você deve ajustar, inicialmente, a cadeira à pessoa, de forma que os joelhos fiquem no mesmo nível das coxas, quando os pés tocarem o chão. Não cruze as pernas. As costas devem ficar em posição ereta e coladas no encosto da cadeira. Esse encosto deve ser de tal forma que mantenha a curvatura lombar na região inferior das costas. Braços apoiados nos “braços” da cadeira, ao mesmo nível do teclado e mouse, em ângulo próximo aos 90 graus. Pernas sempre encostando o chão, e caso não alcance é necessário usar um descanso para os pés, também apoiado ao chão. Outro ponto importante é a posição do monitor, o qual se deve encontrar não muito perto, mas também não muito longe. Para achar a altura ideal, divida a tela em três partes e faça com que o ponto fique localizado no topo da faixa dos dois terços, como indica a imagem abaixo. O monitor deve estar exatamente reto na posição dos seus olhos.r3

    Outro ponto importante é escolher bem a sua cadeira. Juntamente com o seu eterno parceiro fone de ouvido, ela irá te acompanhar em suas longas jornadas de degravação de áudio em texto. Características importantes para serem observadas em uma cadeira ergonômica: a altura do assento deve ser facilmente ajustável e devendo ter suficiente largura e profundidade para suportar confortavelmente qualquer pessoa; possuir o suporte lombar (suporte inferior de trás), que é extremamente importante, pois é um dos pontos de maior impacto em nossas costas, além do suporte inteiro de trás ter que ser ajustável em ambas direções verticais e atrás/frente; o apoio dos braços deve ser ajustável; deve possuir o swivel, que é a peça que possibilita à cadeira girar, e também uma base em formato de estrela de cinco pontas, para melhor estabilidade; e por fim o material no assento e atrás deverá  ter suficiente acolchoamento para ser confortável para se sentar por extensos períodos.

    Portanto, para você que trabalha com transcrição de áudio em texto, que fica sentado grande parte do dia, é vital prestar atenção ao menos nesses dois pontos, a postura e o combo cadeira/mesa/monitor utilizados. Afinal, com saúde não se brinca, não é? Quero transcritores saudáveis, gente! Nem me venham depois falar que estão com L.E.R porque eu não sou o INSS e vou puxar a orelha de vocês por não terem seguido as dicas! Hehehe. Comenta com a gente lá no Facebook da Audiotext! Continuem saudáveis, produtivos, e felizes, queridos leitores, e até o próximo post!

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter

PROCESSO SELETIVO SUSPENSO

Agradecemos seu interesse em trabalhar conosco.
O processo seletivo está suspenso por tempo indeterminado. Retorne a essa página de tempos em tempos para verificar se abrimos novamente.

×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!