Entrar em contato no WhatsApp
backtop

Concentração na transcrição: o assunto entra por um ouvido e não sai pelo outro.

  • Concentração na transcrição: o assunto entra por um ouvido e não sai pelo outro.

    Antes de tudo, uma pergunta: você sabe identificar a diferença entre as palavras ouvir e escutar? Enquanto você pensa, o nosso olá e muito bem-vindo a mais um post sobre transcrição de áudio em texto, da Audiotext.

     

    Fica aí matutando mais um pouco sobre as diferenças, durante a leitura, pois queremos abordar um assunto muito importante  que envolve o nosso meio: a concentração. Ora, são nos momentos de falta desse substantivo feminino que ocorrem a maior parte dos erros em uma transcrição de áudio. Nesse caso, distração não rima com transcrição (rs).
    No dia a dia de um transcritor, o uso dessa ferramenta da mente vem se tornando peça-chave para a entrega de um serviço com acuidade máxima – já falamos sobre acuidade em um post recente. E embora a concentração, para alguns, venha de fábrica, ela pode ser exercitada, por exemplo, em atividades como ioga, meditação, leitura, etc.

    Portanto, se você pensa em ser um transcritor de áudio, o exercício mental é imprescindível para o seu sucesso profissional. Por exemplo: ao ouvir palavras com sons parecidos, como “a parte” e “aparte” ou “trás” e “traz”, o nível de erro pode aumentar em uma transcrição, dependendo da sua interpretação. Por isso, a atenção é necessária para evitar qualquer tipo de deslize, e um bom ouvido é essencial para disciplinar a sua mente.

    Mas a concentração é apenas uma das tantas ferramentas que um transcritor de áudio precisa ter. Se você ainda sofre com desatenções, procure treinar-se sobre isso. Quer uma dica? Você se lembra da pergunta que fizemos no início deste post? Caso se lembre, ótimo! É um bom começo. Caso não lembre, leia novamente, pois vamos explicar a diferença entre ouvir e escutar:
    Mesmo sendo sinônimos, existem diferenças. E elas começam na origem dessas duas palavras: ouvir vem de audire. Escutar, de auscultar. Ou seja, o segundo exemplo traz uma profundidade maior ao conceito de concentração, pois está relacionado a “ouvir atentamente”. Assim, quando for realizar um trabalho de transcrição de áudio em texto, escute o áudio com muita atenção e boa sorte! Até a próxima!

     

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!