backtop

Você sabe a diferença entre conotação e denotação?

  • Você sabe a diferença entre conotação e denotação?

    Dicas Profissionais,

    Blog 06

    Às vezes pronunciamos uma palavra e, sem percebemos, a outra pessoa entende um significado que não era o que pretendíamos dizer. Já aconteceu com você? Se sim, isso significa que você já sofreu algum problema relacionado ao sentido da palavra.

    Na língua portuguesa, existem dois conceitos que definem o signo: significante e significado. A significante é a parte do signo composta pelos fonemas e pelas letras; já o significado é o que dá o conceito à palavra, o seu conteúdo.

    O problema na comunicação pode ocorrer quando uma determinada palavra possui mais de um significado. Por exemplo, a palavra gata pode significar tanto o animal, quanto um adjetivo. Veja só:

    • Minha gata (animal) gosta de arranhar o sofá.

    • Nossa, Ana! Como você está gata (adjetivo)!

    Mesmo com a mesma palavra sendo utilizada em ambas as frases, o significado em cada uma delas é diferente. Essa soma de significante e significado constituem a denotação. São as definições de um signo quando procuramos, por exemplo, no dicionário.

    Já a conotação adiciona um terceiro elemento ao problema: o contexto, que funciona como uma espécie de significado paralelo e engloba valores sociais, reações dos interlocutores da conversa, situação em que o signo foi empregado, etc.

    Portanto, se eu disser que “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, eu não estou trabalhando com o sentido denotativo, mas sim dizendo que quem machuca alguém pode acabar machucado.

    Gostou? Deixa um comentário pra gente!

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: e-mails Hotmail e Outlook filtram as mensagens para Spam. Coloque o e-mail falecom@audiotext.com.br em sua lista de contatos e caso não receba o orçamento na caixa de entrada, verifique a caixa de Spam.