backtop

Afinal, é transcrição ou degravação!?

  • Afinal, é transcrição ou degravação!?

    Degravação de Áudio,

    Trabalho com fone, mas não sou DJ!,

    Transcrição de Áudio,

    Olá, pessoal! Aqui estamos para mais um rápido post do Trabalho com Fone, mas não sou DJ! Hoje iremos conversar brevemente sobre uma dúvida muito comum e popular, principalmente para quem não está inserido no mercado da transcrição de áudio em texto. Qual é a diferença entre transcrição e degravação? Siga com a gente, como diria o finado mestre, vai ser vapt-vupt! 😉

    Como a maioria já sabe, transcrição é o ato de copiar um escrito ou uma fala de alguém, no nosso caso especificamente copiar o áudio da fala de alguém para a forma textual. E degravação? Degravação de áudio em texto, nada mais, nada menos, é um sinônimo de transcrição! Embora não esteja na maioria dos dicionários, é uma expressão informal utilizada principalmente no meio jurídico e policial para denominar o ato de copiar a fala de alguém para a forma escrita, geralmente empregada em escutas telefônicas na modalidade ipsis litteris, ou seja, de maneira literal, na íntegra, com erros de Português e tudo mais.

    Como exemplo trago a citação da ementa de duas decisões do STF e STJ, as duas maiores cortes de nosso país, as quais utilizam as expressões de forma sinônima:

    “Processo: AP 508 AP – STF

    Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO

    INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA. MÍDIA. DEGRAVAÇÃO.

    A degravação consubstancia formalidade essencial a que os dados alvo da interceptação sejam considerados como prova – artigo 6º, § 1º, da Lei nº 9.296/96.”

    “Processo: RHC 27997 SP 2010/0060504-1 STJ

    Relator(a): Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA

    RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO. DISPONIBILIZAÇÃO INTEGRAL DAS MÍDIAS DAS ESCUTAS TELEFÔNICAS. ALEGADA AUSÊNCIA DE ACESSO ÀS INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS. TRANSCRIÇÃO PARCIAL CONSTANTE NOS AUTOS DESDE O OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. TRANSCRIÇÃO INTEGRAL. DESNECESSIDADE. CONSTRANGIMENTO ILEGAL. NÃO OCORRÊNCIA. NULIDADE. INEXISTÊNCIA. RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO.

    Ainda meio confuso? Então, para usar um exemplo atual e na moda, o depoimento do ex-presidente Lula à Polícia Federal que foi divulgado na mídia era uma transcrição ou degravação? Ambos. E a fala das escutas telefônicas que foram divulgadas também? Ambos novamente! É apenas uma escolha pessoal, no fim das contas, que decide qual palavra será usada. Mas, uma coisa é certa, a Audiotext é a melhor escolha para sua transcrição ou degravação! Faça um teste, conheça nossos serviços e se surpreenda com a qualidade e celeridade. Você não vai se arrepender :). Fico por aqui, e até o próximo post!

     

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: e-mails Hotmail e Outlook filtram as mensagens para Spam. Coloque o e-mail falecom@audiotext.com.br em sua lista de contatos e caso não receba o orçamento na caixa de entrada, verifique a caixa de Spam.