backtop

Deixa eu te contar sobre Transcrição – Parte II

  • Deixa eu te contar sobre Transcrição – Parte II

    Trabalho com fone, mas não sou DJ!,

    Transcrição de Áudio,

     Olá, pessoal!

    Hoje é aquele dia especial da semana que todos ficam esperando! Não, não é a final do Masterchef, mas o post do Trabalho com fone, mas não sou DJ, Aqui na Audiotext! uhul!  \o/

    No post passado, falamos um pouco sobre a taquigrafia, o que é, e suas utilidades. Hoje iremos andar mais à frente na história, para descobrirmos como a taquigrafia chegou até a transcrição de áudio em texto. Vamos lá?

    Como falamos anteriormente, a taquigrafia era a técnica mais utilizada para registrar por escrito a mais diversas situações, de registros médicos de pacientes a congressos da ONU. O problema é que era necessário que o taquígrafo sempre estivesse presente no local da conversação a ser colocada no papel, o que acarretava nos mais diversos problemas, desde a impossibilidade do taquígrafo de ir até o local, como até mesmo o custo elevado do processo.

    Nos idos das décadas de 1960 e 70, com a invenção, aprimoramento, e popularização dos gravadores de fita cassete, já não era mais necessário que o profissional de taquigrafia estivesse presente no local desejado, mas apenas uma pessoa portando um gravador. Isso mudou completamente o mercado da taquigrafia, pois agora era possível que o uma pessoa qualquer gravasse um áudio, o qual seria enviado ao profissional desejado, não necessariamente um taquígrafo. Ou seja, pela primeira vez era possível gravar em um local e enviar à pessoa que iria transcrever o áudio em texto em outro local, sem necessidade da locomoção de ambos.

    postr1

    Na medida em que a tecnologia foi evoluindo, os gravadores de fita foram caindo em desuso, pois não apresentavam muita clareza nos áudios gravados, surgindo, então, os gravadores digitais. Conforme as próprias mídias (disquetes, CDs, a compactação mp3) foram evoluindo, principalmente na qualidade do áudio gravado, as ferramentas do transcritor também. Saindo das máquinas de escrever e adotando os computadores, hoje existem diversos softwares de transcrição de áudio em texto, nos quais é possível filtrar e equalizar o áudio, além de navegar para a frente e para trás nele, ou mesmo mudar a velocidade de reprodução. Sendo assim, a taquigrafia ficou mais restrita à situações como órgãos legislativos, enquanto a transcrição de áudio floresceu, e ainda hoje é um mercado promissor.

    89

    Ficou interessado em transcrição de áudio em texto? Entre em contato com a gente, via site, Facebook, telefone, como preferir. Estaremos felizes em responder a todas as suas dúvidas. No próximo post falaremos sobre dois populares softwares de transcrição de áudio. Vai demorar um pouquinho mais para sair, pois nossos esquilos adestrados farão uma extensiva pesquisa, explorarão as mais densas e perigosas florestas em busca daquela noz preciosa, aquela linda e qualificada informação que você, meu leitor querido, merece. Até o próximo post, forte abraço!

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: e-mails Hotmail e Outlook filtram as mensagens para Spam. Coloque o e-mail falecom@audiotext.com.br em sua lista de contatos e caso não receba o orçamento na caixa de entrada, verifique a caixa de Spam.