Entrar em contato no WhatsApp
backtop

O que é degravação ipsis litteris e por que é usada pelos advogados.

  • O que é degravação ipsis litteris e por que é usada pelos advogados.

    Ao contratar um serviço de degravação de áudio em texto, o advogado conta com a modalidade exata para encaixar com o seu processo: a ipsis litteris (fiel à gravação original). E é sobre esse tipo de degravação de áudio que falaremos um pouco mais, bem como por que ela é usada pelos advogados.

     

    O formato ipsis litteris

    Significado: “na integra”.

    É empregado para indicar que um texto foi degravado fiel à gravação de áudio original. Essa expressão em latim tem o conceito de literal, textual. Geralmente, é feito em depoimentos, processos em geral, audiências ou oitivas  – em degravações de áudio voltadas ao setor jurídico que esse modelo possui grande influência.

    Eficiência: frente a um juiz, serviços sigilosos, de qualidade e que respeitem critérios éticos fundamentais na manipulação de textos são muito importantes. Agora, com o formato ipsis litteris, tudo o que é gravado é passado ao papel: hesitações, pausas, repetições, reflexões, expressões fáticas, interrupções, meias palavras, gaguejos, entre outros.

    O texto final pode não ter fluência, coesão e coerência, mas perante a interpretação do juiz isso tem uma grande valia.

     

    Por que é usada pelos advogados? 

    Fontes precisas são de suma importância para o advogado dar um passo crucial em um processo, não apenas em depoimentos, em que alguém está disposto a conceder, mas também em escutas telefônicas – um dos principais meios de obtenção de prova. O modelo ipsis litteris não deixa escapar nada, nem erros de português, a ponto de não haver cortes na degravação de áudio. Ou seja, digita integral e fielmente. Para entender melhor, veja algumas escutas telefônicas transcritas da Operação Lava Jato, aqui

    Mas não é somente a eficiência de uma degravação de áudio em texto que faz o advogado optar pela modalidade: a escolha de uma boa empresa que faça isso, com experiência de sobra e profissionais experientes, a ponto de facilitar o seu dia a dia de trabalho, conta muito.

    A Audiotext, desde 2012, é parceira de advogados que procuram uma degravação de áudio ipsis litteris de extrema qualidade.

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!