Entrar em contato no WhatsApp
backtop

Modelos de transcrição de áudio – Saiba qual é a mais adequada para seu projeto!

  • Modelos de transcrição de áudio – Saiba qual é a mais adequada para seu projeto!

    Quando você procura por transcrição de áudio, já deve ter percebido que existem algumas variações nas nomenclaturas que as empresas utilizam para nomear os tipos e modalidades de transcrição de áudio existentes e oferecidas no mercado.

    Numa pesquisa rápida, podemos encontrar nomes como transcrição básica, transcrição corrigida, transcrição acadêmica, transcrição literal, transcrição padrão, Ipsis Litteris… São vários nomes sinônimos no mercado, mas que podem confundir quem está buscando algo de maneira objetiva. Esse artigo esclarece os termos comuns e diferencia as modalidades de transcrição, mostrando o exemplo de uma transcrição de cada modalidade. 

    Objetivamente, existem duas grandes divisões nos tipos de transcrição. O que irá ditar qual tipo de transcrição mais adequado para você é o USO que o cliente fará da transcrição. A transcrição para uso acadêmico será diferente da transcrição para uso jurídico. 

    Transcrição para uso não jurídico: aqui entram transcrições acadêmicas, para auxiliar na elaboração de atas de reuniões, aulas para estudo, focus group, entrevistas de pesquisadores, mestrandos e doutorandos, vídeos institucionais para legendagem, relatórios gerais e livros. 

    Essa modalidade de transcrição corrige vícios de linguagem, repetições de palavras, gaguejos, hesitações, interrupções. O foco é no conteúdo do que é dito na gravação. Não é mudado o que é dito, mas existem as correções mencionadas acima. 

    Termos comuns: transcrição padrão, transcrição básica, transcrição corrigida, transcrição acadêmica. 

    Modelo de transcrição: clique aqui para acessar.

    Transcrição jurídica: também chamada de degravação. Aqui entram todas as transcrições que serão utilizadas para fins jurídicos, processuais, judiciais, elaboração de ata notarial. Normalmente vídeos de audiências, interrogatório, depoimento, escutas telefônicas, áudios de WhatsApp. 

    Essa modalidade, pela necessidade processual, precisa conter tudo exatamente como é dito na gravação, sem nenhuma correção. Conterá todas as interrupções entre os interlocutores, os vícios de linguagem, gaguejos, palavras erradas, repetições, absolutamente tudo o que foi dito na gravação. O foco aqui é em como foi dito e passar tudo para texto. Nada é adequado.  

    Termos comuns: transcrição Ipsis Litteris, degravação, transcrição literal, transcrição na íntegra, transcrição 

    Modelo de transcrição: clique aqui para acessar.

    Agora, fica mais fácil saber qual a modalidade mais adequada para seu projeto. 

    Para saber mais sobre as formas mais comuns de transcrição, clique aqui!

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!