Entrar em contato no WhatsApp
backtop

3 formas eficazes de analisar gravações de depoimentos judiciais.

  • 3 formas eficazes de analisar gravações de depoimentos judiciais.

    A prática de utilizar áudio como prova perante a justiça exige, referente a um determinado processo ou crime, amplo conhecimento acerca do uso dessa tecnologia. Quando falamos de depoimentos judiciais, então, o conhecimento precisa ser ainda maior, pois essa é uma evidência valiosa nas mãos de quem a analisa.

     

    Veja agora 3 formas eficazes de analisar gravações de depoimentos judiciais e fique por dentro da melhor solução para o seu caso:

     

    Softwares especializados

     

    AUDIOJAN001-software

     

    Se a procura é por praticidade, os softwares são apostas que podem dar certo. Existem muitos editores de áudio espalhados pela internet – alguns gratuitos ou não -, os quais disponibilizam funções de análise, edição, extração, gravação, entre outros. É uma ferramenta em que tem seus prós e contras, por exemplo: o advogado mesmo pode cortar as partes mais importantes de um depoimento, montando seu próprio arquivo de prova. Por outro lado, isso consome um tempo precioso de trabalho. E como você sabe, tempo é dinheiro. Alguns softwares gratuitos que podem ajudar nesse trabalho são:

    Audacity

    Com ele, você pode gravar, reproduzir, importar/exportar, cortar, colar, publicar efeitos, além de ser um editor de áudio muito prático na hora de montar seu arquivo com as partes mais importantes de um depoimento, por exemplo.

    EXPStudio Audio Editor Free 

    Edite depoimentos em áudio numa ferramenta prática. O programa tem as opções necessárias para uma compilação de falas importantes, como cortar, duplicar e muito mais.

    Free Audio Editor 

    Um software muito prático que, além das opções de edição, tem a possibilidade de extrair o áudio de um depoimento gravado em vídeo, por exemplo.

     

    Marcação de trechos

     

    AUDIOJAN001-marcação

     

    Muitos advogados, mesmo nos dias de hoje, ainda fazem a análise com base na gravação original de depoimento. Como assim? Ao gravar um vídeo ou um áudio, o profissional ouve e marca o tempo exato de trechos importantes para apresentar ao juiz. Outro exemplo é apenas resumir o que foi ouvido, decorando partes significativas no áudio do depoimento. São processos válidos atualmente, mas que demandam muito tempo, esforço, e nem sempre são totalmente confiáveis, uma vez que o juiz terá que analisar também o material original.

     

    Degravação de áudio em texto

     

    AUDIOJAN001-degravação

     

    A degravação de áudio em texto é um método supereficiente de análise de depoimentos judiciais, visto que tudo o que é falado é passado ao papel (ipsis litteris, transcrição na íntegra), facilitando e agilizando o andamento do processo perante o juiz. Além disso, o advogado tem a opção de marcar partes relevantes do material degravado, e o melhor: não precisa se preocupar com mais nada além da gravação e do envio do áudio. As degravações de áudio são feitas por empresas especializadas, parceiras dos advogados em processos, e podem ser contratadas via on-line de qualquer parte do país. Ou seja, facilita muito a vida dos advogados em seu dia a dia de trabalho. Como serviço, a degravação de áudio tem um custo operacional, mas que não pesa no bolso de ninguém.

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter
×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!